sábado, 11 de abril de 2009

Hoje não tem chocolate!

Nessa páscoa não vou encher o rabo de chocolate, não vou comprar ovinhos e decidi não passar adiante essa cultura ridícula aos meus futuros filhos. Vou lhes explicar os meus motivos. Você xinga, bebe, bate, se empanturra, grita, chora, se irrita o ano todo, mas quando chega a sexta-feira santa se faz de santo também, resolve ir a igreja, não comer carne vermelha, colher marcela no meio do mato e finjir que pensou em Cristo a vida toda. Quanta hipocrisia! E outra, as pessoas diferenciam a semana santa da páscoa, e algumas nem sabem o que significam essas datas, mas estão lá se lambuzando de chocolate e rezando. Na verdade é tudo a mesma coisa, e no contexto social de hoje em dia não é nada. Valores que perdemos e que não serão resgatados, nem mesmo com datas comemorativas ou com ovinhos de chocolate.
Respeito ao próximo, humildade, benevolência? Nem eu nem você sabemos o que é isso, mas inventamos saber quando chega a famosa sexta-feira. Caramba, vi ontem no jornal da Globo um ovo de páscoa que chegava a custar R$500 o kilo, e tinha até ouro comestível na mistura. Como pode?! Alguma vez Jesus comeu chocolate? Ele comeu ouro em sinal de status? Alguma vez ele comprou chocolate? ENTÃO PORQUE DIABOS FAZEMOS ISSO?!
É sabido que o mundo atualmente gira em torno do dinheiro e toda a sua trajetória até completar toda a rotação é marcada por Dias das Mães, Dia dos pais, Natal, Páscoa, Dia das crianças, Dia do apertador de parafuso de mictório, enfim, tem dia pra tudo, mas o fato é que só alguns são explorados. Na verdade todas essas datas foram criadas para serem exploradas em todo o mundo. Para que as grandes lojas de varejo ganhem fortunas por um ou dois dias, para que acionistas e executivos de grandes empresas dêem largos sorrisos nas suas reuniões de balanço e pra que você reclame e pense que seu dinheiro é curto e que os impostos do governo roem ele por inteiro. A páscoa é mais uma dessas datas forjadas, enquanto você acha que está enganando seu filho e tornando uma criança comum e socialmente saudável, ele está te enganando, fazendo você comprar kilos de chocolate desnecessariamente e despendendo o seu suado salário como brasileiro. Mas tem mais, você colabora também para a ruína da nossa sociedade, pois: entope as pequenas artérias de seus filhos e o torna gordo e propenso a diversas doenças aos poucos; o aliena fazendo crer que comprar chocolate aos montes é legal e enganar seu filho é mais ainda, e ainda por cima alimenta as famigeradas corporações que promovem saldões de páscoa pra você achar que está fazendo bom negócio. E Jesus? Onde entra esse cara estranho e de pensamento retrógrado que foi crucificado achando que estava salvando a todos dando a sua vida? Você pensou nele quando foi comprar seu chocolatinho ou quando foi alimentar suas cáries? Não, ele nem passou perto do seu pensamento. Ah, você pensou também que coelhinho não bota ovo e que na verdade ele gosta é de vegetais como a cenoura?

Você quer fazer uma páscoa feliz, saudável e criativa? Então vamos lá...
Incentive seus filhos a fazer exercícios com regularidade e no dia da páscoa promova uma maratona em família, ensine-os que coelho não põe ovo e que comer cenoura faz bem aos olhos, ensine quem foi Jesus e não o leve simplesmente a colher marcela ou sei lá o que, pois a criança não vai fazer relação com Jesus, apenas vai achar que alguém está doente e precisa de chá, mostre-lhe que armas matam e não são boa coisa, que respeitar os mais velhos é respeitar a si mesmo e que usar drogas não leva a lugar algum.

Ufa, cansei, mas acho que consegui resumir todo o meu pensamento sobre essa coisa toda de Deus, amor e chocolate. Se você leu esse texto e entendeu onde eu quero chegar com essas palavras reflita com a minha linha de pensamento e vai ver que posso estar certo. Se você leu e não entendeu, leia de novo e tente entender. Se você leu, releu e não entendeu, sugiro que vá comprar chocolates aos seus filhos e continuar alienado como sempre foi.

A todos os meus leitores e não leitores Feliz Páscoa.

Um comentário:

@nanyfesta disse...

Bah! Muito bom essa tua linha de pensamento Matheus! Nossa! na real é que nem tu falou, natal, páscoa, dias das crianças, dia dos pais, dia das mães, dia do apertador de parafuso de mictorios sao tudos datas comerciais, em que o sentido real não é nem um pouco real, tudo resulta em beneficios de uns (bastante dinheiro) e a pobreza de outros (ou seja, futilidade!). Acho que a partir de hoje, vou rever meus conceitos em relação a essas datas! (Na verdade, já estava reavaliando!).. Gostei do que você escreveu! (Y)
Beijo, beijo :*


da leitora number 1 :)