sexta-feira, 8 de maio de 2009

Questões de ética

Essa é meio velhinha, achei no IG, é do dia 06 de Abril de 2009, mas a notícia me chamou a atenção, tanto pela questão ética que traz a tona quanto pelo fato se passar no mundo jornalistico, que muito me interessa. Lá vai...

--//--

Colunista é demitido por resenhar cópia pirata de filme. Está certo?

Com base numa cópia pirata, Roger Friedman foi o primeiro jornalista de um veículo da grande mídia a escrever sobre o filme “X-Men Origins: Wolverine”, cuja versão ainda não concluída vazou na Internet. Friedman sabia muito bem onde estava se metendo. “Neste momento, meus ‘primos’ na 20th Century Fox provavelmente estão tendo um ataque apoplético”, escreveu semana passada em sua coluna no portal Fox News.

Por “primos”, Friedman referia-se ao fato de que tanto a Fox News quanto a 20th Century Fox pertencem a Rupert Murdoch, um dos mais poderosos homens de mídia do planeta.

Murdoch não tolerou o que, na visão dele, foi uma cumplicidade do jornalista com a pirataria. Ainda no final de semana, a coluna de Friedman sobre o filme foi retirada do ar e, no domingo, o grupo News Corporation anunciou que ele foi demitido.

A demissão levanta algumas questões. Coloco duas. Jornalista não pode recorrer à pirataria em nome da informação? Se o filme “X-Men Origins: Wolverine” fosse produzido por um estúdio concorrente à Fox, Friedman teria sido demitido? Ou seria elogiado por seu “furo”?

Mauricio Stycer


E aí, o que você acha?

Nenhum comentário: